sábado, 5 de janeiro de 2013

O INÍCIO!


                                                     Boa tarde a todos!

Desde de que entrei para a faculdade, sempre tive em mente o seguinte; "Quando tiver salário, devo guardar parte do que receber". Pois bem; no longínquo ano de 2004 eu recebia meu primeiro "salário"; uma mísera bolsa de estudos de R$ 240,00; que me fez pensar: "E$TOU RICO ".
Resultado da brincadeira; 10 anos gastando mais do que ganho e nada de acumular patrimônio.

Há alguns anos venho estudando sobre educação financeira e o interessantíssimo mundo dos investimentos. Contudo, foi só em 2013, sofrendo da crise dos 30 é que percebi que se eu quero sair da "corrida dos ratos", preciso mudar radicalmente minha vida e como encaro o dinheiro e isso tem que ser AGORA.

É exatamente ai que entra em cena O NANOinvestidor .

Impulsionado pela comunidade blogueira de investidores o NANOinvestidor nasce como uma ferramenta para me auxiliar na disciplina e trocar experiencias sobre investimentos.  

ATUAL SITUAÇÃO
___________

Olhando para trás é é triste ter constatar o obvio.
Desde o começo da faculdade meu "salário" (leia-se bolsa), passou por: R$ 240,00; R$ 860,00; R$ 1400,00 e eu sempre estive gastando mais do que ganhava. O óbvio veio a tona. O Problema não é o salário, mas sim como eu o trato.
Hoje minha bolsa de doutorado gira em torno dos irrisórios R$ 2000,00. Não vou entrar em discussão se é um valor justo para uma bolsa ou não. A realidade é que foi o que escolhi e será minha fonte de renda por pelo menos mais 1 ano.

OBJETIVO
____________

Meu objetivo atual de curto prazo é me desenvolver como investidor e acumular capital, já no longo prazo é obter a independência financeira em 2035, quando faço 50 anos .  
Depois desse bla bla bla, vamos à alguns números.

No curtíssimo prazo (2013) estou me preparando para dispor de 75% (R$ 1500,00) do meu "salário" para aportar durante todo o ano. Sim eu sei, vai ser apertado e sofrido, mas eu estou me preparando para isso.
Mais detalhes viram nos próximos posts.

Já para a independência financeira, sou um pouco mais conservador;
Para 20 anos iniciando hoje, considerando uma rentabilidade de 10% aa; inflação de 5% e uma renda alvo de R$ 5.000,00. A MÉDIA dos aportes mensais devem ser alvo em torno de R$ 2.600,00 o que HOJE me parece algo bastante razoável. 
Com estudo e amadurecimento eu vou reavaliando meus objetivos anualmente.
_________

Como estamos no comecinho de 2013, gostaria de desejar a todos um ano repleto de realizações, felicidades e $$.

Abraço!

N.I.

10 comentários:

  1. Vou acompanhar sua jornada, bem vindo!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu micro! Preciso crescer muito para chegar em micro xD

    No momento estou garimpando as taxas das corretoras. Por enquanto rico e mirae estão na frente.

    ResponderExcluir
  3. "Resultado da brincadeira; 10 anos gastando mais do que ganho e nada de acumular patrimônio." é foda como a gente fica postergando as coisas né ? eu tb sou favoravel as mudanças radicais, essas decisões água-com-açúcar não funcionam comigo... rs

    Abraços e sucesso !!!

    ResponderExcluir
  4. Pois é zé.
    Pior que eu conheço muita gente que está na mesma situação, sabe o que tem que fazer, mas por inércia simplismente age, ou se ilude com medidas irrisórias.
    No meu caso, embora com quase 30 anos, eu ainda tenho poucas responsabilidades.Sendo assim, tenho maior flexibilidade a mudanças e estou aberto a grandes mudanças.

    Abraço e obrigado pelo comentário :).

    ResponderExcluir
  5. Estamos aqui para acompanhar. Boa sorte na nova empreitada e que os estudos ainda te alavanquem mais ainda. =]

    ResponderExcluir
  6. opa 75% de aporte é ótimo!!
    força e foco! te desejo sucesso!

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Guia!
    Obrigado por acompanhar!
    Gostaria que esse número fosse maior. 80 - 85%, mas com meu atual salário é impraticável.
    Abraço

    N.I.

    ResponderExcluir
  8. Olá Nano! bem vindo a blogosfera. Te desejo sucesso nesta empreitada e na vida acadêmica - não sei se é teu objetivo, mas quem passa pelo doutorado normalmente quer a docência. Sucesso é o que te desejo.

    um abraço e tudo de bom

    ResponderExcluir
  9. Vou acompanhar a tua jornada colega, se vemos pelo caminho

    ResponderExcluir