sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

A arte de analisar empresas

Se Cinema e Quadrinhos (duas das minhas grandes paixões), são a 7° e 8° artes respectivamente; com certeza a analise fundamentalista é a 9° arte.
Quanto mais estudo, mais entendo porquê dificilmente investidores sérios com base fundamentalistas são aversos a indicações de papéis.
Imagine se Michelangelo encontrasse Van Gogh e dissesse;
"Ae véio ta muito colorida essas pinturas ae.  E outra, melhor você vir pintar umas igrejas aqui, umas paradas com tons mais amenos ta muito zuado isso ai". Capas do Vincent arrancar uma orelha de raiva :p. 
Assim como a arte, a analise fundamentalista, embora embasada por números, balancos índices e indicadores, é algo estritamente pessoal.

Não ficou claro?
Deixa eu dar outro exemplo;
Duas pessoas vão comprar um determinado carro. Uma, imediatamente ao reconhecer o carro como de uma marca famosíssima efetua a compra. Esse cara sabe que a marca é boa, o produto provavelmente será bom, é popular, garante que ele pode revender futuramente. A outra pessoa não conhece a marca. Mas olha o motor, as rodas, faz um test-drive, compara com outros carros, pergunta sobre o consumo, e depois de muito analisar decide que é um bom carro e também efetua a compra.
Agora melhorou né?

A escolha de uma empresa para nos tornarmos sócio depende; de sua personalidade, filosofia de investimentos, círculo de competência, estrutura do portifólio entre outros. A análise dos números da empresa é última etapa, contudo está longe de ser a menos trabalhosa. P/L; LPA, P/VA, DY, PAY-OUT, VPA, PSR, TR, GE, ML, são apenas alguns dos índices que nos auxiliam na interpretação dos números de uma empresa. Além disso, você deve estar apto e disposto a interpretar gráficos, realizar contas e realizar um verdadeiro trabalho de pesquisa para levantas os dados de cada empresa que deseja se tornar sócio. Além disso tudo, ainda existe pessoas que embora considerem fundamentalistas, não conseguem se   abstrair da volatilidade do mercado e ainda acompanham o mercado diariamente quase como uma compulsão.
Diante de tudo isso, não parece para qualquer pessoa....

Mas estou descobrindo que a analise fundamentalista é como andar de carro; ou até mesmo a arte.
Difícil para aprender, mas gravadamente vai se tornando menos penoso até que se torna prazeroso e fascinante.

__________________________________________

Gostaram do texto galera ?
Estou pensando em fazer uma série de A.F. para falar sobre os índices, gráficos etc. E também para tirar algumas dúvidas.

E ai o que vocês acham? Gostariam de uma série dessas??

Abraço e bom fim de semana!

N.I.





4 comentários:

  1. Vou comentar aqui, por ser o tópico mais recente, mas não necessariamente tem a ver com o tópico.

    Pelo que vejo, está no caminho certo. Nos proximos anos provavelmente seu salário irá melhorar muito. Professor com Doutorado e tal.
    Mantendo os pés no chão vai longe.

    Comecei um blog também (residenteinvestidor.blogspot.com). Se quiser seguir, já coloquei o seu na lista, me pareceu interessante.

    ABraço!

    ResponderExcluir
  2. Valeu residente!
    Espero que você esteja certo. Essa vida de bolsista é muito ingrata :p

    Já está adicionadíssimo

    Abraço e obrigado por acompanhar

    N.I.

    ResponderExcluir
  3. bom texto, pena que curto... e outra o sr andou confundindo vang gogh com salvador dali... kkkkk abs

    ResponderExcluir
  4. Hahaha vocë está coberto de razão eu mudei a metáfora mas nao mudei o Artista...
    Tinha colocado o Dali primeiro. Dai resolvi mudar para "capaz dele cortar a orelha fora 0o". Mas esqueci de trocar o nome :p

    Valeu. Fico feliz que gostou. Mais pra frente pretendo fazer uma série detalhada com o estudo dos indicadores fundamentalistas

    Abraço

    N.I

    ResponderExcluir