domingo, 13 de janeiro de 2013

Considerações sobre o Blog / Escolha ações

Boa Tarde caros investidores!
Embora ainda exista várias coisas a definir sobre o blog, tomei algumas decisões tanto quanto as atualizações mensais, quanto a formação da carteira que gostaria de compartilhar com vocês.

Atualização; desculpem o post gigante. depois que publiquei que eu vi. As informações mais importantes então em negrito. Se quiser informações adicionais leia o texto logo a baixo.



1 - As Atualizações com os fechamentos mensais devem ocorrer todo dia 10.

      Essa data foi definida por 2 fatores. O primeiro e mais importante é que minha bolsa costuma cair no 5° dia útil do mês, sendo assim, tenho alguns dias de segurança caso a bolsa atrase. Com um dia fixo todo mês, fica mais fácil controlar os aportes. O segundo motivo é; na comunidade de investidores blogueiros a grande maioria divulga seus resultados mensais na primeira semana do mês.  Portanto, atualizando todo dia 10 ainda pego um período mais "ameno" na comunidade blogueiran, o que facilita o acompanhamento dos leitores. 
Sendo assim, vocês podem concluir que eu já realizei minha primeira compra ever no mercado esse mês :)

2- As compras e novos aportes devem ocorrer no dia subsequente a divulgação dos resultados mensais.
Como a idéia é realizar apenas um aporte mensal, a escolha torna-se óbvia e bastante comoda para mim. Facilita o meu controle sobre as compras e agiliza na divulgação dos resultados a cada mês e todo mundo fica feliz. É apenas uma escolha pessoal tem gente que prefere fazer tudo junto... cada um na sua.

3- Idéias quanto a composição da carteira de ações

3.1 Deverá ser composta por no máximo 8 papéis de boas empresas + 2 "especulativas" .
Como sou minimalista, não gosto de carteiras com uma infinidade de papéis. Acho mais prático e interessante gerenciar uma carteira com uma quantidade reduzida de papéis. Outra escolha pessoal que julgo se adequar melhor ao meu perfil.
Quais empresas, o peso de cada uma, quais setores e etc, ainda não estão definidos. Como é uma carteira de longo prazo, todas essas questões vão se definindo aos poucos com base na análise fundamentalista e cenário vigente do mercado.
  
3.2 -  2 dos 10 papéis terão caráter "especulativo" e somados não devem participar de mais de 5 ou 10% da carteira.
Como já disse em alguns comentários em outros blogs eu adoro jogos. Não vejo nada de errado em ser fascinado por jogos desde que eles sejam saudáveis. Penso que na bolsa não é diferente. Não vejo problema em "apimentar" sua carteira com esse tipo de papel (não é empresas X?) desde ;
a) saiba que está assumindo elevado risco de perder capital em busca de uma rentabilidade maior;
b) aloque uma quantidade de capital que não prejudicará seu objetivo maior e estude o que está comprando. 
c)Estude o jogo e os jogadores NAO COMPRE QUALQUER COISA.

Este provavelmente é o ponto mais polêmico da carteira, mas não é algo que vou me preocupar tão  cedo uma vez que minha carteira está em estágios pré-operacionais srsrs

_________________________________________________________________________________


Pra finalizar gostaria de apresentar os resultados das minhas Analises de balanço e desenvolvimento de meus critérios de avaliação de empresas.
Eis os candidatos a compor minha carteira:


A discussão sobre  os papéis é saudável, mas os critérios de escolha é algo estritamente pessoal portanto evitem comentários destrutivos =)

Duas delas foram responsáveis por tirar minha virgindade no mercado de ações. E perdi a virgindade em grande estilo, 2 ao mesmo tempo srsr.
Quer saber quais foram as escolhidas de janeiro ??
Então acompanhe o blog que no fechamento do mês (dia 10) eu conto :)

Abraço a todos 
E bom finzinho de domingo

N.I.

16 comentários:

  1. Das empresas que tú destacou já tenho duas ETER3 e GETI3, atualmente tenho quatro empresas na carteira como meus aportes são pequenos vou aumentar posição nestas, mas pretendo ter uma carteira com 8 ou 10 ações, gostei da novidade de atualizar dia 10 é bom até por que no final do mês é uma enxurrada de atualizações e durante o restante do mês o negócio fica meio monótono.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é micro, a idéia é exatamente essa, fechar dia 10 para dar tempo dos leitores absorverem o batalhão de carteiras que são fechadas logo na primeira semana de cada mês.
      Que bom que você tem algumas das empresas que eu destaquei. Todas essas passaram na minha análise inicial. Agora preciso olhar uma a uma com bastante calma e pensar um pouco mais em cada uma delas e analisar cada um dos seus respectivos setores.
      Você também tem realizado analises das empresas? pelo que eu vi você usa o site do bastter não é?

      Abraço

      N.I

      PS: aff eu escrevo d+ preciso melhorar isso hehe

      Excluir
  2. Fala, nano!
    Sou fã de 90% dessas empresas que vc está em vista..
    Vamos ver se as que comprou, coincide com as minhas..rs..
    Até a próxima!
    Bjs e boa sorte na sua caminhada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha que bom Jovem! realmente todas são empresas muito boas. As que eu mais gosto estão altamente precificadas no mercado... Algumas até d+. Embora todo analista de fundamentos diga que você deve esquecer a cotação atual da empresa, é dificil ignorar todos os indices gritando para você esperar um momento mais oportuno... Mas emfim, essa é a graça de R.V.
      Estou bem curioso para saber suas primeiras escolhas :). VC vindo de investimentos conversadores já tenho alguns palpites srsr.

      Abraço, boa sorte e obrigado por acompanhar

      NI

      PS: rola uma dica ??srsrsr

      Excluir
  3. Ahhh Grendene... a ação que nunca cai kkk

    Brincadeiras a parte, estou esperando ela cair pra eu poder comprar.

    São ótimas ações colocas ai. Eternit e Banco do brasil estão na minha carteira. A Eternit tá com aquele problema do Amianto, mas creio que passará fácil por isso. =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite aportador.
      Haha a grendene realmente depois que quitou suas dívidas se tornou outra empresa...
      BBAS3 é quase um coringa, agrada todo mundo. É sólida, segura, volatilidade bem moderada, bons dividendos e lucros consistentes.
      A Eternit me parece muito bem gerenciada, também tem ótimos fundamentos. Pelo que estudei até agora, uma empresa desse porte sem uma mudança crítica do setor e com um gerenciamento sério passa fácil por esse problema.

      Como eu disse no seu blog; para os meus critérios atuais, eu acho sua carteira excelente em termos de boas empresas.

      Excluir
  4. Já tenho 5 destas aí (mais BVMF3, TBLE3 e GGBR4) e vou comprar mais duas até chegar em 10 também, depois vou só aumentar posição).

    ResponderExcluir
  5. Olá Anônimo.
    Acho 10 um número ideal. Eu acabaria me perdendo fácil em uma carteira muito grande.
    Penso uma carteira de 10 ações em 3 grupos

    4 - Gigantes Blue chips pensando no longo prazo (poucas mudanças)
    ________________________
    4 - boas empresas pensando no cenário atual do mercado (mudanças periódicas)
    ________________________
    2 - Empresas menores ou até especulativas (acompanhamento de perto)

    É claro que isso é bem pessoal, mas acho que fica bem tranquilo o gerenciamento

    O que vc acha?

    Abraço e obrigado pelo comentário

    N.I.

    ResponderExcluir
  6. Das empresas citadas ali em cima, 9 são empresas que estão na minha mira para investir. BB já está na minha carteira.

    Boa sorte nos investimentos.

    Uta!

    ResponderExcluir
  7. Boa noite estagiário.
    BB realmente é bem querida pelo pessoal da comunidade blogueira. Contudo o ITAU e o Bradesco também são ótimas opções no setor bancário. O que eu acredito que aconteça é que o DY do BB e o menor P/L acabam atraindo o pessoal. Não acha?

    Abraço

    N.I.

    ResponderExcluir
  8. Gostei da seleção de empresas. Tenho algumas da lista.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. - bela seleçao inicial de açoes - algumas sao melhores que outras mas qualquer uma delas que for escolhida para compor a carteira final nao sera mico/furada (so uma ideia : 2 ou mais açoes solidas de um mesmo setor nao sao excludentes para compor carteira).

    ResponderExcluir
  10. Valeu pão duro!
    Confesso que a escolha de papéis é muito mais complicada do que eu esperava rs.
    Obrigado pela dica! Realmente não são excludentes, mas nesse começo eu não queria concentrar minha carteira em nenhum setor. Pelo menos não nessa etapa inicial.
    Contudo, como consumista que sou, tenho tendencia a marcas de consumo ciclico. Então pode esperar que vem novidades por ai :)

    Abraço

    N.I.

    ResponderExcluir
  11. Olá Nano.

    Sempre acompanhei seu blog, apesar de nunca ter comentado.
    Criei meu portal para também compartilhar algumas ideias e aumentar nossa fonte de conhecimento.
    Te adicionei aos meus favoritos, agradeço se puder fazer também. Ah e aguardo uma passada sua lá!

    Forte abraço!

    www.pobrepoupador.com

    ResponderExcluir
  12. VLW poupador!
    Gostei da sua analise da PEtro... PETR quase R$15,00 0o
    Ja estou adicionando!

    Abraço

    NANO

    ResponderExcluir