domingo, 6 de janeiro de 2013

Meu Plano & Metas para 2013

Boa noite nobres investidores :)



Embasando meu plano


Como vocês devem ter visto no meu primeiro post, minha única fonte de renda é minha bolsa no valor de R$ 2.000,00.
Em 2013 estou propondo um ano de sacrifícios onde pretendo poupar e investir 75% da minha atual renda. Com uma margem tão pequena e por não ter um colchão de segurança; fica óbvio que estabelecer um plano nessas condições tem grandes chances de dar merda sair do previsto.





 Sendo assim estabeleci uma margem de mínimo e máximo para os aportes que nos leva a projeção esperada dos aportes em 2013:


Sendo assim, pode-se observar que a META a ser alcançada em 2013 é R$ 15.000,00.


Já que estamos falando em projeções, em um cenário totalmente favorável (leia-se improvável) com uma rentabilidade média de 0,8%a.m. é possível que eu alcance os 19k; quiçá os 20k ainda em 2013!! Será?? nã.

        A Carteira de 2013

                                          

Justificativas:

Por enquanto estou pensando em compor minha carteira basicamente por ações e poupança. Sim, poupança.
Acalme-se 
Eu não tenho colchão de segurança, minha bolsa termina em 2014 e só Deus sabe o que será de mim depois disso. Portanto, preciso de uma reserva prática e liquidez imediata, por isso optei por poupança e não títulos públicos.

Carteira de ações.

Com objetivos de longo prazo, pouca paciência para acompanhar o mercado o dia todo e pouco capital inicial (boa banda), é fácil concluir que adotarei o buy&hold. 
Quanto aos papéis; estou em um longo e trabalhoso processo de aprendizado olhando vários e vários balanços  de empresas estudando o significado dos índices fundamentalistas e traduzindo economes. Ainda não decidi as empresas que vão compor a carteira, muito menos o peso de cada uma. O peso não tem muita importância nesse processo inicial da composição da carteira. Nos próximos dias devo anunciar a escolha para minha primeira ação EVER! (Queria tanto que fosse a AMBEV sempre gostei tanto da empresa... mas ainda não sei).

Por enquanto é isso.
Espero que no próximo post eu consiga dar mais detalhes sobre a carteira de ações.

Abraço a todos

N.I.

8 comentários:

  1. Oi Nano.

    Eu também não sei como funciona esse negócio de seguir blog kkkkkk. Também te adicionei na lista de blogs.

    Se você estiver realmente começando agora, tente fazer o colchão de segurança primeiro para depois investir. Tente juntar pelo menos 3 meses do seu salário. Se você investir na poupança e ações ao mesmo tempo, pode ser que haja um imprevisto e você tenha que vender suas ações quando elas estiverem em baixa, fazendo você perder dinheiro.

    Boa sorte nos investimentos.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Vlw humilde.
    Eu ainda nao tenho un cokchao. Mas meus gastos mensais são baixos. Além disso eu tenho um plano B onde posso conseguir até 6 meses de salário com liquidez imediata e sem me custar nada. O santo desse milagre ?? Segredo :)

    ResponderExcluir
  3. Empréstimo? kkkkkk
    Então ta massa!!
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Haha que nada. Empréstimo normalmente sai bem caro. Mesmo sendo emprestado de pai mãe tia cunhada etc....Emprestar dinheiro de parente acho pior ainda.

    Abraço

    N.I.

    ResponderExcluir
  5. Olá Nano,

    Está indo pelo caminho certo, comecei da mesma forma com um colchão de segurança e estudando, simulando e testando muito. Só que te digo, na prática temos o fato "psicológico" e esse é o pior de todos, não tem como estudá-lo ou simulá-lo porque no dia a dia é bem diferente. Estou te acompanhando!

    Abraços

    Ps.: Retire o captcha dos comentários, é muito chato.

    ResponderExcluir
  6. Grande General!
    Muito obrigado por acompanhar meu humilde blog :). Gosto muito do seu! é bem organizado e informativo.
    Realmente o emocional é uma coisa complicada de se trabalhar. Só a prática msm... isso só com os anos.
    Atualmente estou estudando muito sobre analise fundamentalista, e como tudo nessa vida, quanto mais você aprende, mais você sabe que não sabe nada. Fazem 15 dias que estou olhando os balanços de TODOS os papeis da BOV, um a um. É cansativo, mas é fascinante! Eu estou adorando, embora ainda não saiba muita coisa.

    Obrigado pela crítica quanto ao blog. Vou procurar onde eu tiro esse captcha

    Abraço

    N.I.

    ResponderExcluir
  7. Leia "O jeito Peter Lynch de investir". Foi um divisor de águas na minha curta experiência de investidor.

    Abraço e boa sorte

    ResponderExcluir
  8. VLW! Anônimo!
    Já Estou de olho nesse livro. Mas ta difícil sobrar uma graninha para comprar haha

    ResponderExcluir