terça-feira, 19 de março de 2013

COMPRAS - MARÇO 2013



Boa noite amigos investidores!!!



Desde que entrei no mercado, eu sabia que ia ser um aprendizado. E assim têm sido, um aprendizado dolorido. Deixe-me contar o que identifiquei como sendo minha deficiência para ver se algum de vocês também compartilha desse mal;





Todo mês eu aporto um valor estipulado do meu precioso e escaço dinheirinho numa data exata. O que acontece é que eu simplesmente não consigo ver esse dinheiro parado na conta da corretora e não fico sossegado até dar fim naquele saldo. O problema é que muitas vezes eu até sei que o cenário não está favorável para compra e que pode melhorar durante o mês, mas eu não consigo esperar !! rsrs
Praticar o "não operar também é operar" está complicado, já li muito sobre isso e sempre encontro aquele velho alento: "no longo prazo nada disso importa", mas sempre temos que procurar melhorar e atualmente minha ansiedade tem me atrapalhado...

Emfim.... Vamos para o que interessa:

O mercado fracionário começou a me mostrar sua crueldade! Tive boas oportunidades de compra para a GRND3F e principalmente para duas empresas que tenho namorado bastante ETER3F e TECN3F. Contudo, não consegui comprar de jeito nenhum, liquidez terrivel no fracionário....

Depois desses fracassos vamos ao que conseguir encarteirar:



 
Ahhhh vale!!!!
Enfrentando uma fase difícil. Muito pessimismo no setor, baixa do minério, incerteza sobre nossos amigos asiáticos, problemas com concessões de nossos não tão amigos el manos argentinos... 
Mas continuo acreditando na empresa e não vejo problemas em seus fundamentos. Sendo assim tomei uma importante decisão; Após atingir a mínima em meses e encontra-se na região de suporte de R$32,40 que só foi perdida na crise do subprime resolvi pegar o dinheirinho que tinha na poupança e realizar mais uma compra. 
Portanto, agora minha carteira encontra-se 100% em ações.

GOD HAVE MERCY ON ME!

Nos próximos meses eu vou repondo o $$ da poupança




Se a VALE5 ta me dando uma lavada e deixando a carteira feia, porquê não realizar um tratamento estético e mostrar um pouco de beleza nessa carteira!!?
Finalmente depois de muito esperar e ver o papel sofrer bastante.
A NATU3 já acumula -13,7% de perda em 2013.
A empresa é excelente, tem ótimos fundamentos e é boa pagadora de dividendos.
Por julgar uma ótima empresa, bons fundamentos, marca forte, sua dívida justificada e estar "sofrendo" muito no mercado decidi tornar a NATURA parte da NANOcarteira.










Sendo assim, a nova distribuição da NANOcarteira, temporariamente all in em ações, no dia 19/03/2013 é apresentado a seguir:


Capital em Ações
Estou ficando preocupado com a carteira pois ao buscar os descontos da vale, a carteira está ficando bem desbalanceada.... Vou pesar o que fazer com o aporte de abril.... Abraço e boa noite a todos NANO

21 comentários:

  1. Eter3 tá realmente meio paradão. Pelo jeito a galera tá segurando e não arreda o pé, enquanto não sair o resultado do amianto (e isso vai demorar...).

    Eu mesmo to comprado, mas pretendo comprar mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha está msm. Pior que com meu aporte é difícil comprar no vista. Principalmente pela corretagem de mais de 11 reais da rico.
      Mas tudo bem, se tudo conspira contra é pq ainda não é hora de ETER3 e eu nos encontrarmos

      Excluir
    2. Olá NI.

      Não tinha ninguém querendo vender na ETER3F?

      Quando comprei foi na hora.

      Abraços!

      Excluir
    3. Oi GM!
      Acho que dei azer fiquei 3 dias tentando comprar e não consegui :(. Acho que pessoal ta confiante na divulgação dos resultados... Ou vc deu sorte :)
      Mas estou feliz com a natura também :)

      Obrigado pela visita

      NANO

      Excluir
    4. Levou azar mesmo hehehe. Parece que ontem teve uns 13 negócios.

      Excluir
  2. Olá Nano,

    Comentei sobre esta questão do dinheiro parado na corretora, dias atrás no meu blog.

    Minha questão não é que eu não consigo deixar parado, simplesmente eu NÂO QUERO deixar parado e aplico o saldo em alguma coisa, para que me gere algum resultado.

    Lógico, eu não aplico em qualquer coisa, sempre estou estudando as melhores oportunidades para quando aparece a grana, não ficar perdendo tempo de só daí correr atrás de ver onde vou aplicar.

    Infelizmente operar no fracionário é complicado, pois você está com menas opções de compra ou as que tem, o spread é alto entre o que você quer pagar versus o que estão oferecendo.

    Pela sua carteira, vejo que está com ótimas escolhas e não vejo como mal estratégia, operar com ela em 100% ações.

    A minha estou em um movimento migratório.
    Tenho Ações, FII e ETF, estou pretendendo queimar o ETF pra colocar em ações.

    Lambida do Poney !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi poney!
      Não tinha visto seu blog ainda. Já dei uma passada por lá e vi sobre o dinheiro na corretora.
      Realmente é complicado, não que seja errado, mas um pouquinho de paciencia ajudaria.
      Mas também acho que tem um pouco de eu, novato, chorando tentando acertar o fundo das coisas srsr.
      Abraço e obrigado pelo comentario

      NANO

      Excluir
  3. O problema de nós micros e nanos investidores é exatamente ter de comprar no mercado fracionário, geralmente ações de mid e small caps com bons fundamentos pra comprar no fracionário é uma "novela", kkkkk, e olha que seus aportes estão maiores que os meus, parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  4. Complicado né micro...
    É ai que entra a história do não operar tb é operar...
    Se o cenário não esta muito bacana para compra ou se realmente deseja comprar determinado papel, o negócio é juntar 2, 3 aportes e comprar... mas e a ansiedade de comprar onde fica?? haha

    ResponderExcluir
  5. Fala NI

    Primeiramente parabéns pelas compras.

    Eu só vejo vantagem no fracionário, principalmente para os pequenos investidores.
    - Oportunidade de colocar uma grana pequena que não vai te expor tanto a uma ação (menos preocupação).
    - Na maioria das vezes a corretagem é menor.
    Lembrando que o spread não é alto em todas.

    Cara, deixe ansiedade fora da bolsa. Vá praticar um esporte e só mexa no HB quando for fazer sua compra mensal.
    Ansiedade na bolsa = MUUUUUITO prejuízo no LP

    A sua estratégia era tirar essa grana da poupança e comprar mais ações? Se sim, beleza. Se não, siga sua estratégia.

    Abraços, colega!
    Ludyson Klayn - Ganhando Muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu GM, vou dar uma olhada na hora, nao tinha reparado.
      Acho que você não entendeu a questão da ansiedade, não teve nada haver com a poupança. Talvez eu não tenha sido claro.
      A questão da ansiedade é que; no aporte mensal, no mesmo dia em que realizo o aporte também realizo as compras sendo o senário favorável ou não. Isso porque me da uma anciedade muito grande ver o dinheiro parado na corretora.

      Já tirar o dinheiro da poupança e realizar mais compras não estava no planejado. Mas, foi uma decisão muito bem pensada e completamente consciente. SEMPRE que eu ver uma empresa boa pertencente ao meu interesse com desconto vou mover todos meus recursos disponíveis para aproveitar a oportunidade!

      Abraço

      NANO

      PS: gostei do he-man xD

      Excluir
    2. Pense diferente, pense que faz as compras no mesmo dia para não precisar ficar olhando HB por muito tempo e assim ter mais tempo para trabalhar e curtir a vida. =]
      Também faço minhas compras sem me importar com as cotações do momento.

      Mas se você diz que SEMPRE vai fazer comprar, isso não é uma estratégia? hahahaha

      O He-man mandou bem... Ótimo conselho né.

      Abração!

      Excluir
    3. Concordo, eh uma estratégia.
      Com relação a compra mensal qq dia sem se importar com a cotação é discutível.
      Na minha opinião fecal, olhar a cotação diariamente em busca de uma oportunidade de compra na queda custa quanto tempo? 2 minutos? ler noticias do bovespa mais 5 min?
      Como Buffet diz, O preço é tudo. “Um negócio com a economia fantástica pode ser um mau investimento, se o preço pago for excessivo”

      Excluir
    4. Concordo contigo e com ele quando se fala de GRANDES compras. Quando compramos um pouquinho todo mês isso não faz diferença.
      Dê uma olhada nesse vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=7S4q41Sc4t0), é um estudo mostrando que comprando aleatoriamente no LP não fará diferença.

      Abraços!

      Excluir
  6. Oi GM!
    Tem gente que gosta de pensar assim. Não acho que é errado. Mas eu não sou muito adepto de ser tao passivo assim.
    Eu conheço esse video e tem um monte por ai que fala a msm coisa. Todas essas simulações são ótimas, mas é preciso ter cuidado, os dividendos não são uma grandeza a ser despesada. Veja que nesse video que você me mandou não tem longo, a diferença do médio e do topo sao 300 no tempo que ele nem cita qual foi...Pelas cotações da a entender que são 5 anos que nem é tão longo prazo assim...Faça a mesma simulação com no minimo 10 anos e considere o reinvestimento dos dividendos e vc vai ver se dá ou não diferença.
    Pra não poluir muito o post, te convido a continuarmos essa discussão pelo email o que vc acha?
    Só para terminar, cuidado com simulações e analises prontas, sempre tenha uma visão crítica.

    Abraço

    Nano

    ResponderExcluir
  7. olá, parabéns pela carteira.
    Também sou cliente Rico, como vc faz para conseguir esse quadro com as ações, preço medio do dia tal, valor atual, rentabilidade? Esse da Vale por exemplo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônimo tudo bem?
      Olha se você for em "carteira valorizada" na rico, se eu não me engano, o preço que aparece lá das ações já é o preço médio.
      Esse quadro vem de uma planilha do excel que eu desenvolvi. Pretendo disponibiliza-lá em breve. Mas como ela é nova eu eu usei pouco, ainda estou procurando os "bugs"
      Mas se você tiver interesse de testa-lá me mande um email que eu te envio

      Abraço

      Nano

      Excluir