sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

COMPRAS E UM DESABAFO * VALE5 Atualizado


Boa tarde caros companheiros de investimentos!

Hoje um post rápido para falar sobre as comprinhas de janeiro com alguns pequenos comentários sobre cada uma delas.







O DESABAFO

É impressionante como existem pessoas prepotentes arrogantes cegas e desprovidas de inteligência em terras tupiniquins.
Toda essa revolta começou quanto achei que poderia conversar sobre investimentos com as pessoas do meu circulo social.

Comecei tentando uma conversa informal sobre os tipos de investimentos com pessoas próximas, pais, irmãos, parentes e amigos próximos. Neste caso o que consegui foi uma mistura de desinteresse e desinformação. Todos sempre tem a mesma história; Não guardo porque não sobra, não guardo pq poupança não rende nada, prefiro financiar do que guardar etc etc....
Resolvi apelar para minha namorada que sempre me apóia. E fiquei chocado. Embora ela saiba que é importante criar reservas ela tem verdadeira repugnância por qualquer tipo de investimento. Acha tudo muito chato e complicado.
Até ai tudo bem fiquei um pouco chateado, mas ninguém é obrigado a se interessar ou saber sobre finanças, a final, NÃO SOMOS EDUCADOS PARA SABER LHE DAR COM DINHEIRO.  Mas isso é outra conversa..... Mal sabia o que vinha em seguida....
A falta de alguém para dividir experiências quanto investimentos estava me matando. Resolvi então realizar uma última tentativa no meu "trabalho". Além de ser tratado como um ALIEN por falar em poupar, quase ninguém estava disposto a falar sobre dinheiro. Foi então que conheci o pior tipo de pessoa; o Sabichão contador de histórias.
Essa figura desprezível é aquele cara que sempre sabe de tudo e que vive contando histórias de pessoas que conhecem pessoas que ganharam muito dinheiro. " Tem um irmão de um amigo meu que ganhou uma bolada com títulos de capitalização ; "Um tio de um amigo meu ta fazendo rios de dinheiro na bolsa só com trade"; "Um amigo do meu irmão vendeu o apartamento pra comprar ações da NATURA e já comprou 2 apartamento novos". Mas nunca vem histórias de como ele faz bom negócios.
Um dia desses estava conversando sobre as compras que fiz em janeiro. 
Expliquei que tinha BBAS3F a R$ 26,40 e VALE5F R$ 40,80 e que amargava quase 10% de queda. Ia aproveitar para aumentar minha posição em fevereiro. Com os mesmo valor conseguiria comprar mais e ainda reduziria o preço médio delas. Foi então que o Sabichão entrou em ação:
"- Você ta ficando louco, não acredito que você faz essa babaquice de preço médio. Preço médio é pra quem não aceita quanto perde". Tentei argumentar com essa figura deplorável, mas o que ele dizia era lei. Foi então que desisti e entendi porquê quem investe não conversa sobre esse assunto....


COMPRAS DE JANEIRO




Em Janeiro realizei a compra de 20 papéis à R$ 26,44 (lembre-se de contabilizar o valor da corretagem no preço). O papel que encontrava-se em alta sofreu queda de mais de 10%. Tendo em vista que é uma empresa que estudei bastante resolvi aproveitar a queda e aumentar minha posição.
Foi realizada a compra de 26 papeis à R$ 23,83. Essa estratégia reduziu o preço médio em mais de 10% ( de R$ 26,44 --> R$ 24,96).
Até o momento a estratégia mostrou-se muito satisfatória. Após a divulgação dos resultados positivos no 4T12 o papel voltou a ter forte valorização.
Para minha posição atual, de 10% de queda em janeiro foi revertido em 2,75% de valorização (CHUPA SABICHÃO!).









A Grendene bem como, AMBV e NATU3 sempre estiveram no meu radar. 
Observei que, em janeiro, o papel teve uma desvalorização exclusivamente pela volatilidade  do mercado  e aproveitei a oportunidade.
Foi realizada a compra de 34 papeis à R$ 17,64. Depois de um sobe e desce danado até o momento o papel mantém o valor de mercado de R$ 17,65.
Só acrescento que estou muito feliz com  um novo membro na carteira :).









*ATUALIZADO em 25/02








Consegui um $$ extra que iria aportar em março, contudo como a vale encontra-se mega descontada em relação a minha posição atual, resolvi realizar o aporte agora em fevereiro mesmo. Com a recuperação do preço do minério, estou apostando um balanço positivo relativo ao 4T12 que será divulgado nesta quarta-feira (27/02/2013). Para mim,   a forte desvalorização desse papel em relação a janeiro ainda é reflexo do rally de dezembro e fortes expectativas devido a valorização do minério.









Carteira de ações em 22/02/201



Capital em Ações


Por enquanto é isso ai. O que vocês acharam do post? 
Deu pra entender direitinho? Ou ficou muito cheio de coisa? 
Algum comentário quanto ao uso do preço médio ou sobre a vale?? Deixe seu comentário ;) 
Como físico de formação, termino com uma frase de uma das maiores mentes da nossa era direcionada para os sabichões: 


  "O maior inimigo do conhecimento não é a ignorância, senão a ilusão do conhecimento."
Stephen Hawking

20 comentários:

  1. Fala Nano !! no começo eu tb tentava partilhar minhas descobertas financeiras com todas as pessoas, mas acabei aprendendo que a as pessoas tem o seu momento certo, então eu não fico mais tentando converter ninguém, quando me perguntam algo eu respondo mas é só, acho que essas decisões importantes na vida das pessoas devem partir de dentro p/ fora, é como acordar de um sonho, ou pesadelo.... kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim, faltou alguém me abrir os olhos mais cedo. Se alguém tivesse conversado comigo mais cedo, com certeza hoje eu estaria muito mais tranquilo.
      Mas concordo com vc, cada um tem seu tempo ;)

      Excluir
    2. Eu tb Nano, a uns 10 anos atras eu já tinha vontade de aplicar na bolsa mas não tinha a menor ideia de como fazer, onde fui tentar buscar informações ? num banco.... :-/

      Excluir
  2. Hehehe quem odeia preço médio é trader. A primeira palestra sobre investimento na bolsa que fui era com um trader, e o cara insistia que isso não se devia fazer.

    Resolvi fazer simulações e nunca fazer trade... cansei de stops e larguei o simulador. Três meses depois resolvo voltar e vejo que estava com 30% de alta nas ações que resolvi largar mão.

    Agora só vejo palestras pra B&H!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *Resolvi fazer simulações e nunca fazer preço médio...*

      Excluir
    2. Dae Fabio,

      Concordo com esse Trader. Ele estava firma na estratégia dele, pois ele tinha meta e tal...

      Não pode começar num trade e depois virar sócio. A menos que seja definido como estratégia. Por exemplo:
      Você gosta da AMBEV e QUER VIRAR SÓCIO, ai você procura uma oportunidade no gráfico e entra. Se o trade der certo você ganha, se não der certo você se mantém na estratégia.

      Na hora que estamos perdendo muito ou ganhando muito não somos racionais. Então defina sua estratégia antes e tome decisões com muita calma.

      Abraços!
      Ganhando Muito

      Excluir
    3. Pois é. Eu é quem estava errado. Um holder entrando em uma palestra trader, kkk

      Mas era minha primeira palestra e nem sabia de conceitos trader e holder na epoca.

      Bom é que percebi que não sou bom pra viver de trade...

      Excluir
    4. Grande Fabio!
      Obrigado por comentar!!
      O que eu não consigo entender é pq existe essa briga xiita entre Traders x B&Hs.
      apesar de B&H quando vou entrar em algum papel eu sempre dou uma olhadinha para ver a situação do papel na visão dos traders. As vezes pode adiar minha entrada ou antecipa-lá um pouco.
      Em fim...
      Não se deve ser extremo nem para um lado nem para o outro.

      Excluir
    5. A minha primeira palestra também foi com um Trader hahaha

      NI, acho que não é uma briga (pelo menos pra mim). Eu concordo com o seu ponto de vista, acho que ele é válido. Até dei o exemplo da Ambev ali em cima.

      Excluir
    6. Pra mim não é briga. Até penso que deve-se utilizar ambas as analises. Traders tem uma pratica diferente. Fora que são eles que mais movimentam o mercado...

      Excluir
  3. um livro que insisto para que nao leiam com fins de investimento é axiomas de zurique. to ate vendendo o meu... qqer 10zao leva...

    aqui em casa é desse jetio, para gastar com merda sempre tem jeito de arrumar dinheiro, mas economizar 100,00 por mes nada feito, por isso q ainda estou escondendo o caixa 2.

    abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Axiomas de Zurique realmente é uma leitura obrigatória. É excelente.

      Guardar ou não é uma opção de cada um. Na minha opinião fecal, ninguém é culpado de não se preocupar em ter reservas ou acumular capital para o futuro. A final nos é apresentado um lado da moeda, o consumo. Infelizmente é um problema cultural

      Excluir
  4. Nano o pior é que tú não acha ninguém pra compartilhar sobre o tema investimentos hoje mas, lá na frente quando tú estiver colhendo os frutos de tua disciplina chega meia dúzia de curiosos, como conseguiu? me dá umas dicas? já fui como muitas dessas pessoas que tú citou, pra mim era a prestação cabia no bolso eu comprava, só depois de um grande aperto financeiro foi que acordei e resolvi sair da "Matrix".

    ResponderExcluir
  5. Hahaha sair da matrix foi foda ;)
    Valeu pelo comentário micro!

    ResponderExcluir
  6. "Um tio de um amigo meu ta fazendo rios de dinheiro na bolsa só com trade"; "Um amigo do meu irmão vendeu o apartamento pra comprar ações da NATURA e já comprou 2 apartamento novos".
    O engraçado é que: Isso até pode ser verdade! Mas esses acefalos só se preocupam em passar a história adiante e não em estudar pra conseguir fazer algo semelhante. Uma boa resposta seria: 'Se eles fazem isso, o que você faz aqui perdendo seu tempo??'
    Abraços.
    Pobre Poupador
    www.pobrepoupador.com

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde PP!
    Eu não sei. De fato pode ser verdade. Mas não muitas histórias toda semana para serem todas verdade. Se fossem, a família do cara seriam magnatas aqui na minha cidade. É o típico forrest gump
    Enfim... vamos estudar que é o melhor a se fazer

    Abraço e obrigado pelo comentário

    NANO

    ResponderExcluir
  8. Engraçado, comigo foi diferente. Comecei a investir no final do ano quando recebi os lucros da minha empresa. De lá pra cá isso acabou se tornando um hobby e as pessoas próximas viram meu interesse e começaram a me perguntar. Resultado: minha namorada e minha irmã já estão abrindo conta nas corretoras e agora estou convencendo a véia a vender os imóveis que não estão alugados para investir.

    Agora a questão do preço médio é polemica, pois depende do seu objetivo. Se você está acumulando patrimônio, o lógico seria que as empresas que você escolheu se valorizassem e assim seu preço médio iriam subir naturalmente, mesmo assim o cenário é ótimo pois o seu patrimônio está aumentando. O que acontece é que se o preço cai e você coloca mais dinheiro, mesmo diminuindo o preço médio você está automaticamente aumentando o seu prejuízo, mas para quem acredita nos fundamentos da empresa e quer realmente ser sócio, isso deve ser encarado como uma oportunidade para abaixar o preço médio e ter uma valorização maior no futuro.

    Só acho que deveria primeiro comprar as ações que você pretende ter em carteira para depois naturalmente ir equilibrando conforme as quedas.

    Gosto muito do seu blog. Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Oi Luigi.
    Que bom que você passa por uma situação mais amena! É sempre mais agradável quando há pessoas próximas para compartilhar e nos apoiar em novas experiências. No meu caso tudo é mais complicado, mas eu vou aprendendo a lhe dar com isso.

    Concordo com você que o preço médio é polêmico.
    No meu caso, eu tento escolher empresas boas depois de estudar os balanços, analisar o mercado e uma reflexão sobre o que espero para a empresa no futuro. Disse tento porque estou aprendendo como fazer tudo isso. Como não me vejo vendendo nenhuma ação a curto prazo, vejo o P.M. como um " termômetro" dos meus papéis. Se a cotação está muito mais baixa que meu preço médio, é uma ótima oportunidade para comprar mais, e analogamente o inverso também é válido. É claro que nesse caso eu acredito na recuperação do papel no longo prazo.

    Obrigado pelo elogio! tenho me esforçado bastante no blog!!

    PS: Vocês viram que os gráficos são todos interativos? da pra clicar nele e ele mostra várias coisas...

    Abraço

    NANO

    ResponderExcluir
  10. Ahhhh.. não tinha visto que os gráficos eram interativos hahaha

    Parabéns.. Muito bom

    ResponderExcluir